segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Para Refletir...


Quando criança, por causa do meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes, me sentia envergonhada e me esforçava para consolar a pessoa a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva. Entregou-me uma folha de papel e me disse: "Amasse-a!".
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
"Agora, deixe-a como estava antes", voltou a dizer meu professor.
É óbvio que não pude deixá-la como antes.
Por mais que tivesse tentado, o papel ficou cheio de pregas.
Então, ele me disse:
"O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que nele deixamos será tão difícil de retirar como esses amassados".
Assim, aprendi a ser mais compreensiva e paciente.
Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, mesmo que logo tentemos consertar o erro, já será tarde demais.
Alguém disse, certa vez: "Fale ... quando tuas palavras forem tão suaves como o silêncio".

2 comentários:

  1. Quem lhe disse que nada tem de si mesma a oferecer? E suas palavras e exemplos o que são?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Omar por sua observação ...
    Cada ser humano é um mundo diferente do outro, então temos sim coisas a Receber e a Oferecer ...
    E hj eu rebo com carinho suas palavras ... Merci pour tout!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu carinho...